Por mais capaz que seja a assessoria de um candidato a cargo público, ela não deve abrir mão da pesquisa política e eleitoral enquanto instrumento de formulação de estratégias e ações de marketing.
A pesquisa é a ferramenta mais importante de uma campanha e deve ser considerada como instrumento de trabalho e não mais como um mera medição do ranking dos candidatos. Possuir, saber ler e analisar uma pesquisa pode ser fator decisivo para a vitória eleitoral, pois dela definem-se os rumos de uma campanha vitoriosa.
Conhecer e entender o comportamento dos eleitores é de fundamental importância para uma correta ação de campanha, pois cada segmento estudado possui um comportamento específico. Por exemplo, os de pouco ou nenhuma escolaridade e os de escolaridade avançada têm necessidades, sentimentos e percepções muitas vezes diferentes.
O calor da campanha eleitoral e os sucessivos fatos políticos que ocorrem neste período alteram rapidamente o humor e a intenção de voto dos eleitores.
Neste caso deve-se acompanhar o processo eleitoral com constantes pesquisas que possam ajudar na compreensão dos acontecimentos e sejam capazes de prever a tendência do eleitorado.
A pesquisa política e eleitoral avalia entre outros fatores:
- Intenção de voto;
- Possibilidade de voto;
- Nível de rejeição;
- Simulação de cenários;
- Fortalezas e fraquezas;
- Oportunidades e ameaças.