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Principais Características da Pesquisa Qualitativa

23 de maio de 2019
pesquisa-qualitativa

Para caracterizarmos a abordagem qualitativa iremos fazer uma viagem sobre as ideias apresentadas pelos principais estudiosos do assunto. Iniciamos, portanto, com a caracterização sugerida por Gunter (2006), e apresentada como características gerais.

Características Gerais da Abordagem Qualitativa
-Primazia da compreensão como princípio do conhecimento: prefere estudar situações complexas ao invés de explicá-las, por meio de isolamento de variáveis;
-Construção da realidade: Tal construção é um ato subjetivo;
-Descoberta e construção de teorias;
-Ciência baseada em textos: a coleta de dados produz textos que são interpretados hermeneuticamente por meio das diferentes técnicas de análise.

Em se tratando de caracterização Bogdan e Biklen (1982) apresentam outra proposta. Tais autores são bastante citados por outros pesquisadores da área, uma vez que abordam aspectos considerados essenciais em estudos que se utilizam de metodologia qualitativa.

Em resumo, as caraterísticas básicas de uma pesquisa qualitativa, apresentadas pelos autores, segundo Godoy (1995) são:
1ª A pesquisa qualitativa utiliza-se do ambiente natural como fonte direta de coleta de dados e tem o pesquisador como instrumento fundamental para esta coleta;
2ª É uma pesquisa descritiva;
3ª O investigador preocupa-se, essencialmente, com o significado que as pessoas dão as coisas e a sua vida;
4ª Uso do enfoque indutivo na análise dos dados.

Ludke e André (2012) apresentam as mesmas características acima citadas, baseadas nos mesmos autores citados em Godoy (1995), acrescentando mais uma.

Na divisão das autoras, estas mesmas características ficam divididas do seguinte modo:
1ª A pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento;
2ª Os dados coletados são predominantemente descritivos;
3ª A preocupação do processo é muito maior do que com o produto;
4ª O “significado” que as pessoas dão as coisas e a sua vida são focos de atenção especial pelo pesquisador;
5ª A análise dos dados tende a seguir um processo indutivo. (p. 11-13)

Podem também ser chamados de “naturalístico”. Isto se dá devido aos estudos serem desenvolvidos “no ambiente em que ocorrem naturalmente, sem qualquer manipulação intencional do pesquisador”. (p. 11-12).

Fonte: COLUNISTA PORTAL – EDUCAÇÃO

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