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Pesquisa de opinião pública eleitoral

Por mais capaz que seja a assessoria de um candidato a cargo público, ela não deve abrir mão da pesquisa política e eleitoral enquanto instrumento de formulação de estratégias e ações de marketing.

A pesquisa é a ferramenta mais importante de uma campanha e deve ser considerada como instrumento de trabalho e não mais como um mera medição do ranking dos candidatos. Possuir, saber ler e analisar uma pesquisa pode ser fator decisivo para a vitória eleitoral, pois dela definem-se os rumos de uma campanha vitoriosa.

Conhecer e entender o comportamento dos eleitores é de fundamental importância para uma correta ação de campanha, pois cada segmento estudado possui um comportamento específico. Por exemplo, os de pouco ou nenhuma escolaridade e os de escolaridade avançada têm necessidades, sentimentos e percepções muitas vezes diferentes.

O calor da campanha eleitoral e os sucessivos fatos políticos que ocorrem neste período alteram rapidamente o humor e a intenção de voto dos eleitores.

Neste caso deve-se acompanhar o processo eleitoral com constantes pesquisas que possam ajudar na compreensão dos acontecimentos e sejam capazes de prever a tendência do eleitorado.

A pesquisa política e eleitoral avalia entre outros fatores:

  • Intenção de voto;
  • Possibilidade de voto;
  • Nível de rejeição;
  • Simulação de cenários;
  • Fortalezas e fraquezas;
  • Oportunidades e ameaças.